O Quilombo do Ipiranga
.
A comunidade quilombola Ipiranga está localizada no município do Conde, na região da Mata Paraibana. As famílias que moram nesta comunidade construíram um legado histórico e cultural que vem se reproduzindo há gerações. No ano de 2020 essa comunidade fará 200 anos de existência e resistência em manter sua cultura, costumes e culinária.
Em 2006 a comunidade foi autorreconhecida como comunidade remanescente de quilombos pela Fundação Palmares, passando a acessar políticas específicas. Em 2010 foi construído o pavilhão do Coco de Roda com recursos do então Ministério da Cultura.
Atualmente, o Ipiranga é composto por 250 famílias, aproximadamente 1.200 pessoas, sendo que cerca de 90% das famílias sobrevivem da agricultura familiar.
.
Entre as riquezas encontradas na comunidade destacam-se as belezas naturais, com área de mata atlântica, árvores centenárias e rios de águas limpas que podem ser conhecidas através de Trilhas Ecológicas.
As deliciosas comidas tradicionais produzidas podem ser saboreadas no local. Em 2015 a comunidade sediou e foi premiada em segundo lugar no Festival Gastronômico Quilombola.
A diversidade dos artesanatos produzidos são também expressos entre oficinas e produções de Biojóias e livros artesanais. Há cursos para construção de casas de taipa e móveis em palete, ambos com o apoio do IFPB.
O Museu Quilombola do Ipiranga, fundado em Maio de 2013 pela mestra dona Lenita e sua filha Ana Lucia, é um espaço de visitação para depois da pandemia.
Grupos tradicionais com Lapinha e Coco de Roda Novo Quilombo também mantém viva a tradição na comunidade. Esses grupos foram registradas também pelo Museu do Patrimônio Vivo em 2015.
.
O Ipiranga produz também um azeite centenário, popularmente conhecido com Batibutá. As mulheres, lideradas pela Mestra Ana do Coco, encontraram uma forma de organização na qual a tradição fala mais alto. Afim de evitar aglomerações em tempos de quarentena, a quantidade de pessoas na produção dessa relíquia foi reduzida: 3 mulheres coletavam as sementes e 7 mulheres eram encarregadas da produção, totalizando 10 mulheres.
Assista também o documentário
“A roda das gerações do Coco” -
Semente Cinematográfica (2018):
https://www.youtube.com/watch?v=iuDmp-RTN6c
Nesse momento de pandemia a comunidade aceita doação produtos de higiene, brinquedos, roupas, calçados, livros, pinceis de vários tamanhos e tintas para as crianças e para a confecção dos livros artesanais.
Contato:
Mestra Ana do Coco: (83) 9384-6089
Aniele: (83) 98794 5359
Fábio: (83) 99401 7930
Fotos: Mestra Ana do coco