OBSERVATÓRIO ANTROPOLÓGICO
Quem somos
O Observatório foi formado por um grupo de pesquisadores na área de ciências humanas (Ciências Sociais, Antropologia, Cinema, Educação no Campo) da Universidade Federal da Paraíba e outras parceiras. A partir de relações de pesquisa, ensino e extensão estabelecidas procuramos identificar problemas sociais causados pela pandemia da Covid-19 e buscar soluções rápidas para eles, que produzissem o fortalecimento de direitos etnicamente diferenciados e de direitos de populações em situação de vulnerabilidade social. Projeto encerrado em 2021.
Em meio a um cenário devastador exposto pela pandemia, nos perguntamos: como as ciências humanas podem contribuir nesses tempos difíceis?
Reforçamos que esse quadro de desigualdades é anterior à pandemia, que acaba por escancarar os limites há muito apontados no modelo econômico mundial que se sustenta pela concentração de riquezas, pela exploração de trabalhadores, pelo ataque a povos e populações tradicionais e pela degradação ambiental.
Cuide de sua saúde
Contribua com iniciativas de apoio
Apoie pequenos negócios
Ofereça ajuda a alguém próximo
A ideia
Considerando um cenário já preocupante de desigualdades socioeconômicas, falta de um sistema de saneamento básico e de seguridade social, a ideia é estimular formas de enfrentamento das desigualdades sociais que se acirram com a pandemia. Além das possíveis contribuições das ciências humanas, procuraremos dialogar com diferentes áreas de conhecimento, em uma perspectiva multidisciplinar.
Objetivos
Procuramos:
Unir reflexões antropológicas à prática, atuando na criação e no fortalecimento de redes de apoio a grupos em situação de vulnerabilidade social durante e depois da pandemia de COVID 19;
Criar e fortalecer canais efetivos para manter a comunicação direta com os grupos em situação de vulnerabilidade a partir de redes estabelecidas por meio de pesquisas pregressas, aproximando a UFPB dessas comunidades em uma relação de parceria;
Realizar a produção de conteúdo científico qualificado e acessível em formato colaborativo;
Efetuar a disseminação dos conteúdos produzidos, estimular e fomentar parcerias entre as campanhas e ações realizadas pela sociedade civil organizada.
Acesse:
Projeto de extensão
Parcerias
Projeto de Extensão (UFPB), iniciado em 2017 em Mituaçu, Conde. Em 2020 estamos adaptando as ações para o combate a Covid-19 em Mituaçu.
O LAPA - Laboratório de Antropologia, Política e Comunicação é um grupo de pesquisa interinstitucional, envolvendo a Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte a fim de fortalecer a produção de pesquisas antropológicas que ampliam o conhecimento sobre relações sociais, políticas e históricas de grupos étnicos e comunidades tradicionais. O laboratório estuda a organização social e política em comunidades étnicas e tradicionais, valorizando as alianças e mediaçõe
Projeto de Extensão (UFPB), iniciado em 2017 em Mituaçu, Conde. Em 2020 estamos adaptando as ações para o combate a Covid-19 em Mituaçu.